CBSurf Júnior Tour em SC neste 24 de Agosto FDS Assista !!!

CBSurf Júnior Tour 2019 em SC neste 24 de Agosto

 São Chico recebe, NESTE SÁBADO E DOMINGO dia 24 e 25 de agosto, às Seleções Estaduais Júnior (Sub 18) na Prainha (Praia da Saudade, São Francisco do Sul, Santa Catarina

Todas as inscrições foram preenchidas pelas Federações, comprovando o sucesso da competição que será apresentada pela marca SILVERBAY.

Leo Casal Foto Beno Silva Courtesy

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano, água, atividades ao ar livre e natureza

CBSURF JUNIOR TOUR SC 2019
SAO CHICO 24 E 25 AGO 2019    
Cronograma/Schedule SABADO 24.AGO.2019

Este Circuito é uma competição entre as Seleções Estaduais da categoria de base do surfe brasileiro. Em 2018, São Chico também recebeu este evento, presenciando a vitória da equipe catarinense no quintal de casa.


 

A EMPOLGAÇÃO DOS ATLETAS

“Estou me sentindo bem confiante para esta etapa, ano passado ganhei o meu primeiro Brasileiro em São Chico, então tenho um carinho especial pela praia! Fico feliz de poder chegar como líder do ranking, e espero poder sair do mesmo jeito, as meninas estão quebrando e sei que tenho muito trabalho pela frente, mas me sinto preparada e super animada para poder competir de novo!”, diz a paulista Isabela Saldanha, Líder do ranking na categoria Feminina Sub16.

Já o catarinense Leo Casal, Líder do ranking na categoria Masculina Sub16, nos falou que: “Minha expectativa é a melhor possível para o CBS de São Chico, pois nos últimos anos estou surfando cada vez melhor e estou acostumado a competir na Prainha desde que tinha uns 7 ou 8 anos, gosto dessa onda e já peguei alguns mares memoráveis. O time de SC vem muito forte e estão todos motivados para buscar a liderança no título por equipes também”.

“O que posso garantir é que continuo treinando muito, visando a classificação para o Mundial ISA Junior da Califórnia em ambas as categorias, sub 18 e sub 16, pois já tenho 2 ou 3 títulos internacionais (sendo o último o WSL Iquique Pro Jr.) e também costumo me dar bem nas competições fora do país”, complementa Leo.

            O paulista Ryan Kainalo está liderando a categoria dos atletas mais novos da competição, a Masculina Sub14, e está muito empolgado com o evento, dizendo que: “Eu estou treinando bastante, estou com bastante vontade para esta etapa. Foi a primeira vez que ganhei uma etapa do brasileiro. Eu estou a três semanas na Indonésia, eu vou chegar um dia antes do evento no Brasil, e eu estou treinando muito aqui na Indonésia. Eu competi na Prainha no ano passado, mas não fiz um bom resultado. Esse ano com certeza eu vou querer ir muito melhor!”.

A categoria Masculina Sub18 é composta por atletas que estão se profissionalizando no mundo competitivo. Está sendo liderada pelo Rio Grande do Norte, representada pelo Atleta Lucas Vicente Silva. “Já competi na Prainha no ano passado, em umas das etapas do CBSurf, onde fiquei em 3°. Espero fazer um bom resultado e conseguir me classificar para o ISA Games, na Califórnia. Venho treinando bastante para conseguir essa vaga, e estou confiando na minha dedicação!”, finaliza Lucas.

 

DISPUTAS ENTRE EQUIPES

Este confronto tem um formato único e tradicional. Além de cinco títulos individuais por categoria, a equipe de cada estado busca se tornar campeão da etapa e ser líder nacional. Para isso, depende dos pontos de sete surfistas da sua delegação, quando devidamente uniformizada, portando a bandeira do estado e tendo como quadro mínimo de um atleta em cada uma das categorias.

Esta é a segunda de três etapas do Circuito 2019. A próxima etapa está prevista para os dias 28 e 29 de setembro, no pico Mar do Macaco, Intermares, Município de Cabedelo, na Paraíba. Este Circuito determina os atletas que da Seleção Brasileira de Surf Pro Junior.

Esta seleção defenderá o país no Mundial Pro Junior (ISA World Junior Surfing Championship) no final do ano, nos Estados Unidos. “A Confederação Brasileira de Surf já confirma que neste ano irá custear todos os custos dos atletas para irem ao Mundial Junior, na Califórnia”, garante o Presidente da CBS Adalvo Argolo.

            Em 2018, o domínio do Circuito foi de Santa Catarina, que venceu todas as etapas. Em 2019 a equipe catarinense iniciou perdendo a liderança para a equipe de São Paulo, que venceu a primeira etapa.

Ranking 2019, após a 1° etapa:

1º- São Paulo - 1000 pontos

2º- Santa Catarina – 860 pontos

3º- Bahia – 730 pontos

4º- Rio de Janeiro – 670 pontos

5º- Paraíba – 610 pontos

6º - Rio Grande do norte – 583 pontos

7º - Ceará – 555 pontos

8º - Paraná – 528 pontos

9º - Pernambuco – 500 pontos

10º - Sergipe – 488 pontos

 

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

            O evento contará com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. A estrutura será montada no calçadão, longe das dunas frontais. Será executado um sistema de gerenciamento dos resíduos, com coleta seletiva e redução de uso de descartáveis por meio de uma parceria com a empresa Meu Copo Eco.  A educação socioambiental já é consolidada nos eventos de surfe no litoral catarinense. Haverá a neutralização dos gases de efeito estufa gerados pelo evento e o engajamento com instituições locais.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A galera local está preparando algumas atividades bem bacanas para oferecer ao público.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

 

REALIZAÇÃO

            A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir  com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos. A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. A Pró-Ilha Surfboards já confirmou apoio, assim como a marca Lord of the Sea e o Studio DoZero.

FOTOS: Beno Silva

 
Assessoria de Imprensa