CBSurf Pro Tour começa com destaque de campeão

   CBSurf Pro Tour no III Rota do Mar Surf and Music:  Campeão é destaque

Campeão entre 2010 e 2014 de todas as quatro divisões de base da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e autor de notas 8,83 e 8,07 e média 16,9 pontos nesta sexta-feira, o paraibano Elivelton Santos, da reserva potiguara da Baía da Traição, Paraíba, voltou a se destacar com recorde de nota (empatado com o baiano Bino Lopes) e pontuação em um evento de surfe profissional, 

 agora no dia inaugural em Praia do Cupe, Ipojuca, Pernambuco do III Rota do Mar Surf and Music com o inédito CBSurf  Pro  Tour,  circuito profissional da Confederação (CBSurf), que domingo distribui 80 mil reais premiando igualmente  oito melhores atletas da categoria masculina e feminina, esta que estreará apenas nesse sábado e domingo terá sua campeã recendo os mesmos 10 mil que o campeão receberá.

  

A imagem pode conter: oceano, água, atividades ao ar livre e natureza

Elivelton Santos, recordes do dono dos títulos de base da CBSurf Arquivo Chico Padilha

 

 

 

"Índio voador" 

Com sua melhor nota sendo a primeira que surfou no vigésimo terceiro e penúltimo confronto, o "índio voador" Elivelton Santos já começou a disputa igualando a maior nota do dia, o 8,83 pontos que o baiano Bernardo Bino Lopes alcançara.

no confronto 14 quanto então finalizou com 16 pontos, o que só seria superado quando na última apresentação Elivelton alcançou 8,03 de nota e totalizou 16, 9 em 20 pontos possíveis para garantir a ponta da estatística e vencer com o alagoano Amando Tenório avançando em segundo lugar para a segunda fase, que no masculino terá 48 atletas abrindo o sábado, antes da  aguardada  estreia do surfe feminino, que igualmente terá campeã definida ao fim de quatro etapas do CBSurf Pro Tour cuja primeira delas, abrindo ao Rota do Mar do Surf and Music, Pernambuco sedia até domingo.

Além dos pontos válidos para o título nacional, homologado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes, os melhores da etapa também receberão uma premiação de R$ 80 mil. A novidade é que o valor destinado às categorias masculino e feminino será exatamente a mesma (R$ 40 mil).

O CBSurf Pro Tour dará índice para bolsa atleta e pode ser classificatório para torneios da International Surfing Association (ISA). Ambos são alternativas para vagas nas Olimpíadas 2020.

 

Do chamado “quarteto fantástico” de Ipojuca, Alan Donato e  Júnior Lagosta avançaram em dobradinha que eliminou o cearense ícone do surf Fábio Silva (campeão mundial 2000 da ISA Games), enquanto Luel Felipe venceu  e César Aguiar foi baixa, e Thiago Silva avançou com vitória e logo após Ivan Silva ser o primeiro a se classificar pelo estado com segundo lugar que seria repetido por Douglas Silva e João Vitor Ramos pernambucanos de uma ainda mais nova geração que garantiu fase dois, com Dodô avançando na mesma quarta bateria que Tiago venceu.

A terceira edição o Rota do Mar Surf and Music conta com a realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), da Federação Pernambucana de Surf e da Prefeitura de Ipojuca, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esportes, além do patrocínio da Rota do Mar, e do apoio das Pranchas Real Magia e Blocos Teccel.